sexta-feira, agosto 04, 2006

É nóis na final!

É impressionante o que esta religião chamada Sport Club Internacional pode provocar em nós colorados. Ontem, minutos antes do jogo começar, eu peguei um ônibus para chegar em casa. Ao aproximar do terminal, parecia que eu sentia as vibrações que a torcida colorada emanava no Beira-Rio, mesmo estando a quilômetros de distância do Gigante. A paixão pelo Inter me foi manifestada por reações fisiológicas mesmo: repentinamente, meu coração começou a bater mais forte cada vez que eu me aproximava perto de casa. Senti uma violenta contração do meu estômago.

Então, sobre o jogo: o Inter não começou bem. Levou pouco perigo ao gol do "Pipo" Gonzales e ainda tomou um sufoco do ataque do Libertad no primeiro tempo. Nessa altura, eu já me encontrava em estado deplorável: xinguei, berrei, chorei... o episódio de 1989 estava vivo na minha mente. O adversário de ontem também era paraguaio, era uma semi-final de Libertadores, e mais uma coincidência: também alvinegro. É claro que a diferença de tradição entre o Libertad e o Olimpia (clube 2 vezes campeão da Libertadores) é imensa! Mas mesmo assim, o medo de ver o Inter tropeçar mais uma vez não me saia na cabeça.

O Inter voltou para o segundo tempo do mesmo jeito. Eu esperava que o Tinga jogasse nem que fosse meio tempo. Muitos colorados apostavam que o Tinga seria um elemento surpresa. Mas não o foi... Eis que quando, um arremate espetacular (e inesperado) do Alex abre as porteiras do goleiro do Libertad. Minha mãe estava na Barra da Lagoa (bairro de Florianópolis) e me contou que o gol do Inter foi muito comemorado por lá.

Mas mesmo com a melhora do Inter, a apreensão ainda estava entre os colorados. Um gol do Libertad dava a classificação para o time paraguaio. Foi quando outro lance inesperado, de alguém que há muito devia bom futebol, acabou de vez com qualquer reação do Libertad. Fernandão fez um golaço pra enlouquecer a nação colorada (e matar secador do coração). Depois disso, os colorados tinham a certeza que o Inter não perderia mais a vaga. Era só esperar o juiz apitar e comemorar mais uma vez o Inter na final de Libertadores!

FALTAM SÓ DOIS

Depois de 26 anos de espera, finalmente os colorados vão poder ver o Inter no topo da Libertadores. Em 1980, perdemos o título para o Nacional do Uruguai, por apenas um gol, sofrido na capital uruguaia.

Mas desta vez é diferente: o Inter decide o título em casa, no Beira-Rio. Sinceramente, eu não acreditava que o Inter estaria na final da Libertadores. O Abel nunca me deu confianças, e eu já o havia largado ele de mão há tempos.

Os torcedores do time adversário do Inter na final já se dizem campeões. Tudo porque acreditam numa coincidência idiota: que é a segunda final entre times brasileiros, com o São Paulo presente nas duas. Já fazem comparações entre o time do Inter com o Atlético-PR do ano passado.

Ora, com todo respeito ao meu amigo Fabiano, que é nascido no Paraná e torce para o Atlético-PR e pelo Inter. Mas não dá pra comparar a história quase centenária do Inter com a do Atlético-PR, que só ganhou um Campeonato Brasileiro. O Inter já ganhou o Brasil por quatro oportunidades, esteve em outras 5 decisões de competições nacionais (considerando a Taça Roberto Gomes Pedrosa), além de chegar pela segunda vez em uma final de Libertadores. Além disso, há uma grande diferença na qualidade dos times: enquanto que o time do Atlético-PR "chafurdava" na zona do rebaixamento ano passado, o Inter vai muito bem no certame nacional, disputando o título com o mesmo adversário da final da Libertadores.

Eu estou pouco me lixando se a final é "brasileira", como a mídia nacional está divulgando este duelo. Pouco me importa se temos que enfrentar um brasileiro para sermos campeões da Libertadores. O que interessa é que o Inter, agora que chegou na final, tem que se abraçar na taça e não largar mais. Não pode de maneira alguma deixar essa oportunidade escapar. Só chegar na final não adianta: esse ano só o título é o que importa para os colorados.

AVANTE COLORADO!!!!!!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Tô contigo e não abro! O Inter é muito mais time que o Furacão do ano passado. Mas a nossa parada contra o SPFC é duríssima. Por enquanto, vou curtir esta classificação! DÁ-LHE COLORADO!!!!!

Anônimo disse...

Olha só o grande Ultra Colorado manézinho da ilha, agora com um blog tbm, tava na hora, de fzr um msm, pois assim poderás jogar a tua pedra no time qndo ele não ir bem. Deixando de lado isto, vms para o q interessa,q é a final da libertadores, estamos lá inacreditável, mas é real, o meu inter o teu e d todos os colorados por este Brasil a fora./

Então seja bem vindo o mundo dos blog e dakeles que tem um espaço para colocar a sua paixão pelo colorado.