sexta-feira, agosto 18, 2006

Inter: O Dono da América

Dia 16 de agosto de 2006. Esta data é histórica! Ou melhor, entrou para a história do futebol gaúcho, brasileiro e mundial! Será lembrada para sempre pelos colorados, tal e qual outras tantas datas comemorativas, como o vinte de setembro. É a data que representa, por enquanto, o maior título dos 97 anos da história do Sport Club Internacional!

Parece um sonho! Ver o Inter no topo da América, botando a faixa de campeão da principal competição das Américas, sendo noticiado e aclamado em todos os jornais... Tudo o que os colorados sempre desejaram está acontecendo neste ano de 2006! Um ano que começou com a desconfianças da torcida, quando da improvável perda do título do Gauchão para o rival bi-rebaixado. Quando perdemos o "Campeonato Zveitão" do ano passado no roubo, parece que Deus estava reservando coisa melhor para nós colorados...

O jogo foi digno de uma das maiores finais de competição que já presenciei. O São Paulo dizia que viria motivado, tanto pelas declarações do "sapo-boi-azul" Pedro Ernesto, quanto pela vontagem de reverter a desvantagem que o Inter havia conseguido no Morumbi.

Nos primeiros minutos, susto: só o São Paulo pressionando. Depois disso, o Inter tomou as rédeas da partida e conseguiu uma seqüência de escanteios. O Rogério Ceni provou que é colorado de coração quando soltou aquela bola. Euforia geral no Beira-Rio! Fernandão "gol 1000" provando porque é jogador de decisão. A vantagem aumentada me tranqüilizou um pouco e parece ter contagiado os jogadores também, que tiraram o pé do acelerador. No final do primeiro tempo, o São Paulo voltou a assustar.

No segundo tempo, o São Paulo empate num lance de puro azar da defesa. Pensei: putz, agora a casa caiu... Que nada! Quis o destino que o grande nome da partida, e tambem o melhor jogador do elenco colorado, colocasse o Inter de novo na frente do placar!

Ah Tinga... poderia escrever um post inteiro em tua homenagem. Eu estava no Gigante da Beira-Rio quando o Inter o trouxe. Era jogo do Trianon, final de 2004. Fernando Carvalho contratou Tinga apostando alto, assim como eu também estava na expectativa de vê-lo jogar com o manto sagrado colorado. Naquele jogo comemorativo, o Tinga não fez grande exibição, mas foi bastante ovacionado pela torcida presente (exceto alguns torcedores do rival com dor-de-cotovelo). Senti que ele ainda daria muitas alegrias para a nação colorada.

Aproveito para abrir um parênteses e relembrar do começo de outro herói dessa conquista do Inter: Bolívar. Quando vi ele estreando naquela partida do Brasileirão de 2003 em que o Inter fez 3x0 no Figueirense, no Beira-Rio, achava que o ele tinha nome de craque e que ganharíamos o título com ele. Mas uma entrada criminosa de um jogador do Figueirense tirou prematuramente o Bolívar do Inter, que fazia um grande jogo até então. Bolívar ficou afastado do time por vários meses (naquela época, ele jogava de lateral-direito), mas quando voltou, em nada lembrava aquele Bolívar da estréia. O insucesso na lateral fez com que ele fosse improvisado na zaga colorada. Deu tão certo que está se despedindo do Inter campeão da Libertadores e ainda por cima vendido por uma grana para o futebol europeu!

Mas voltando a falar do jogo. Quando o 2x1 momentâneo parecia que seria definitivo, no finzinho do jogo o Clemer solta uma bola fácil e permitiu que o São Paulo empatasse. Eu, que até então não havia vertido uma lágrima sequer, desandei a chorar. "Pô, será que a gente vai entregar a rapadura de novo?".

Desta vez, não! Foi só esperar o excelente Haroldo de Souza gritar "acabôôôôô..." e respirar aliviado. Gritei tanto que devo ter acordado todo mundo que já dormia, na madrugada de quinta-feira, no centro de Floripa! Mas era um grito que estava entalado na minha, na sua, na garganta de todos os colorados, que esperaram 14 anos para poder finalmente gritar: Eu sou CAMPEÃO! E o melhor de tudo: das Américas!

PARABÉNS, CAMPEÕES!

A festa do título deve alguns lances pitorescos. O Sóbis dançando frevo, o Rentería com uma touca com as cores da Colômbia e uma bandeirona do país natal dele. E o momento máximo da festa, é claro: o capitão Fernandão levantando a taça! Tenho certeza que este momento jamais será esquecido por todos os colorados...

Outro momento marcante da noite foi o choro de desabafo do Clemer e do Abel! E eu imagino o que deve ter passado na cabeça deles, depois de anos tendo chance de se sagrar campeão e fracassando. O Abel estava com os olhos mareados, com cara de quem não estava acreditando que havia vencido! Depois, na coletiva, ele mesmo disso que perguntava a Deus quando é que seria a vez dele, quando ele acabaria com esse rótulo de ser sempre "vice". Não serei hipócrita de dizer agora que sempre gostei do Abel, mas depois de ver o desabafo dele, passei a admirá-lo. Tanto pela preserverança dele de jamais ter desistido, quanto pelo choro sincero de quem fazia por merecer um título há tempos, assim como o próprio Inter.

Entramos em um seletíssimo grupo de campeões da Libertadores: além do Inter, apenas 7 clubes brasileiros sentiram o gostinho da emoção que é ser o "Melhor das Américas"!

O título do Inter vem acompanhado de várias bonificaçãoes. Primeiro, a grande premição que o Inter conseguiu por ser o Campeão da Libertadores. Depois, o direito de disputar outras competições importantes como o Mundial Interclubes, a Recopa do ano que vem (contra o vencedor da Copa Sul-Americana deste ano) e, é claro, a vaga garantida na Libertadores de 2007. Ah, lembrei agora que até mesmo a Supercopa, aquela que foi por muitos anos disputada entre os clubes que haviam conquistado Libertadores e que seria disputada ainda esse ano, até nessa o Inter conseguiu o direito de ingressar. Eta coisa boa!

Bueno, depois de dois dias sem conseguir dormir direito, volto, assim como os demais colorados, as atenções para o Mundial Interclubes. Mas até lá, temos o Brasileirão para disputar. Que o nosso capitão Fernandão erga mais uma taça lá no Japão. Te cuida Barcelona, Ronaldinho & cia! O Colorado vai te pegar!

RUMO À TÓQUIO! DÁ-LHE SPORT CLUB INTERNACIONAL, CAMPEÃO DA LIBERTADORES 2006!!!!!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Sem palavras. CAMPEÃO!!!!!!!!!!!!!!

ULTRACOLORADO disse...

Eu ainda nem terminei o post! hehehe

ULTRACOLORADO disse...

Agora sim! Finished!!!!

Anônimo disse...

Amigo Ultra, e como diz o Fabiano não tem palavras, para demonstrar tanta alegria, o importante é mandar na américa.

Um abraço e bom fds