quarta-feira, novembro 29, 2006

Espetacular

Foi de encher os olhos a atuação do Inter na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro 2006! O campeonato estava já decidido em favor do São Paulo, é verdade. Mas nem isso fez o Inter jogar de corpo mole, ao contrário do adversário que ainda pensava em escapar do rebaixamento e teoricamente viria com tudo para cima do Inter. O resultado foi um show colorado: Palmeiras 1x4 Inter. Um vexame histórico do clube paulista, dentro de sua prórpia casa...

Coletivamente, o Inter foi eficiente em quase todos os setores. Uma defesa sólida, com grande reforço do colombiano Fabián Vargas. Ele, que até hoje não sabemos a razão de tanta implicância por parte do Abel, jogou muito bem a sua segunda partida com a camisa colorado (Vargas só havia entrado em campo uma vez, no segundo tempo da partida contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli). Marcou e desarmou como se fosse um veterano no Inter. Ele justificou as minhas expectativas e a de muitos colorados que tinham a certeza que Vargas seria titular em breve. Se o jogador se destaca na camisa do Boca Juniors, que possui uma torcida exigente, é porque ele não é pouca coisa. E se Vargas continuar a jogar esse futebol todo, logo logo os dirigentes do Boca vão querer te-lo de volta.

A defesa esteve tão bem que Clemer foi um mero espectador da partida, no primeiro tempo. O Palmeiras estava todo sufocado em seu campo pelos conta-ataques mortais do Inter. Abel finalmente foi sensato na escalação (principalmente do meio para frente) e deixou seus "pupilos" Michel e Gabiruim no banco. Além de Clemer, a partida marcou a volta do Élder Granja que, para mim, não tem condições de jogar no Inter. Além de sempre estar comprometendo nas horas decisivas (vide cruzamentos errados contra o Boca, pênalti contra o Coritiba, falta-"quase pênalti" no último minuto contra a LDU), o Granja mostrou não ter preparo emocional ao entrar na briga com o palmeirense Juninho. Ceará será o nosso titular no Japão, ponto.

Mas deixando de enrolação e entrando direto no porquê do Inter ter trucidado o Palmeiras em pleno Parque Antártica. Os secadores irão alegar que batemos em morto, mas os jogaores Palmeiras estavam desesperados por uma vitória salvadora e não tinham motivos para jogar em slowmotion. Então, onde está a razão da excepcional atuação do Inter? No trio ofensivo, com Fernandão, Iarley e, principalmente, a mais nova revelação do Inter: Alexandre Pato.

GOAL, ALEXANDER DUCK!

O Fernandão finalmente foi colocado em sua posição de origem, que é de meia-armador. Isso dá liberdade para o Inter jogar com ele e mais dois atacantes. Iarley provou que é um baita finalizador, ao marcar mais um e estar brigando com o Fernandão pela artilharia do Inter na temporada. E o Pato, bem... deixou assombrado milhares de brasileiros. Muitos torcedores de outros clubes me perguntaram: quem era aquele moleque de 17 anos que teve a ousadia de ir na principal cidade do País e acabar com um dos grandes do eixo RJ-SP? Muito prazer, Alexandre Pato. As credenciais são de mais um fenômeno no futebol brasileiro.

Vi o Pato jogar a primeira vez no início deste ano, na Copa São Paulo de Futebol Junior. O Inter não foi muito longe na competição, foi eliminado nas oitavas-de-final pelo Bahia. Mas já dava para perceber o surgimento de um grande craque. O Pato foi um dos destaques do Inter nessa competição e mostrou que chuta forte e com precisão. A segunda aparição do Pato foi no primeiro Campeonato Brasileiro Sub-20. Não acompanhei toda a competição, só a final. Mas pude assistir a mais uma grande exbição do novo substituto do Sóbis: ele ajudou a trucidar o gaymio no 4x0 que deu o título da competição para o Inter. A prova de que o Pato é um craque foi que, em seu primeiro toque na bola, justo na sua estréia, o guri faz um gol. E ainda participaria dos outros 3.

Sei que ainda é cedo para afirmar, mas fica a certeza de que Alexandre Pato é um jogador diferenciado, assim como Daniel Carvalho que, um dia, contra o mesmo Palmeiras e no mesmo Parque Antártica, marcou gol em sua estréia no Inter e partiu para se tornar um dos melhores do futebol nacional... Sorte ao Pato!

4 comentários:

Anônimo disse...

Ae Ultra todo mundo falou elogiou o cara, e eu tbm, estamos enchendo a bola do cara, não era para menos, só espero q continue assim e seja o dono da bola no mundial e arrebente a bicha do ronaldinho.

Ta chegando a hora! Dia 13 vms começar outra história.

Um abraço

Anônimo disse...

Oi querido! Desculpa não ter passado aqui mas tô assim ó..mil coisas, mil planos.. e tem o Japão ainda... Beijos!

Anônimo disse...

o último jogo foi ruim, mas espero que nosso colorado jogue no japão como jogou contra o Palmeiras.

Anônimo disse...

o último jogo foi ruim, mas espero que nosso colorado jogue no japão como jogou contra o Palmeiras.