segunda-feira, julho 03, 2006

Fim de Copa do Mundo... para nós!

Finalmente volto a escrever, depois de quase um mês só se falando em Copa do Mundo.

E mais uma vez a França, nossa eterna "pedra no sapato", nos tira de mais uma Copa. O careca que se destacou na partida mais uma vez foi o francês! Eu até nem tava apostando no Brasil, pois esse ano só me interessa ver o Inter ganhar a Libertadores ou o Campeonato Brasileiro. Só não queria que a nossa eliminação fosse, de novo, para a França! Até quando vai durar essa freguesia?

O jogo de sábado inevitavelmente me fez vir à memória aquela fatídica partida da final da Copa do Mundo da França, quando o Zidane acabou com o Brasil, que perdeu por 3x0. Aquela vez sim eu fiquei mais irritado e decepcionado com a derrota!

A derrota do Brasil ocorreu por várias erros. Primeiro, o Parreira jamais deveria ter apostado em dois laterais "velhos". O Roberto Carlos já falava em aposentadoria antes da Copa e O Cafu, que não vinha jogando bem há séculos, foi convocado só por nome. O Cicinho já vinha jogando de titular (e bem) antes da Copa, o Gilberto foi melhor na chance que teve, contra o Japão (inclusive fazendo gol). O Parreira deveria ter um mínimo de humildade de reconhecer que errou e consertar, deixando os dois últimos de titulares.

Outro erro foi mudar o time só aos 30 minutos do segundo tempo (isso me faz lembrar do Muricy). O Kaká, que vinha sendo o melhor jogador brasileiro na Copa até então, estava se arrastando dentro de campo. Se alguém tivesse que sair para a entrada do Robinho, esse alguém deveria ser o Kaká, o pior da partida. mas o Parreir preferiu tirar o Juninho e voltar com a porra do "quadrado mágico". Deu no que deu...

E a maior decepção da Copa ficou por conta do Ronaldinho Gaúcho, que simplesmente não jogou em toda a participação brasileira na Copa. Eu gosto muito do futebol do Ronaldinho e por isso me incluo entre os brasileiros que se frustraram com ele. Ronaldinho entrou para a Copa com o título de "melhor jogador do mundo", era a estrela máxima da competição. Vai ver que ele esqueceu o futebol dele em casa...

Mas o fator principal para a eliminação do Brasil foi a falta de união do elenco brasileiro. Tanto do técnico para com os jogadores, quanto dos jogadores entre si. Eu assisti aos jogos de Portugal contra a Inglaterra e da Alemanha contra a "Argentinha" (que por sinal, perdeu mais uma vez porque não perdem a arrogância de sempre) e vi que os times que classificaram apresentavam uma união muito grande. Os técnicos "jogavam" junto com o time, passando instrução a todo instante. E o Parreira, o que fez? Nada! Só ficou calado, olhando no relógio...

Apesar de eliminados, 3 jogadores do Brasil se despedem da Copa de cabeça erguida: Dida, Lúcio e Juan. Todos os três eram muitíssimo contestados antes da Copa, mas tiveram um ótimo desepmpenho, acima do esperado. O Dida me surpreendeu muito (eu achava que ele não deveria ser o titular) e foi um "paredão" no gol brasileiro. Lúcio e Juan compuseram a melhor dupla de zagueiros de toda a Copa. Devemos agradecer a esses três porque, se não fossem por ele, talvez o Brasil se despedisse da Copa com uma goleada no lombo!

Bueno, agora sou Portugal desde criancinha. Felipão conseguiu repetir a maior glória da história do futebol português. E detalhe: sem ter um Eusébio no time! Vai Felipão! Vai Portugal!!!!

EMPATE CONTRA TIME DE SÉRIE-C

Tudo bem que os jogadores do Inter ficaram mais de 30 dias sem jogar, mas nada justifica um empate com o Marcílio Dias (time de Série C e que nem nas finais do Campeonato Catarinense chegou).

Não vou tecer comentários sobre o desempenho dos jogadores na partida porque ouvi só o segundo tempo. Na rádio, disseram que o primeiro gol foi falha do Marcelo Boeck (ainda assim prefiro ele ao Clemer) e no segundo o Perdigão é quem rateou (sou muito mais Perdigão do que Edinho).

Mas o que tem de ser ressaltado é o discurso "a la Joel Santana" dado pelo tonto do Abel depois do jogo. Ele só preocupou-se em falar que os jogadores foram bem, que tiveram desempenho acima das expectativas dele (pô, desde quando empate com o Marcílio Dias é algo para se comemorar?). O Abel deveria ter dito que o desempenho foi raozável, que iria trabalhar para corrigir os erros da equipe. Mas não. Para ele, tudo está sempre as mil maravilhas...

Como eu odeio ouvir as coletivas do Abel! Não agüento mais esses discursos iludidos dele, aquela língüa presa dele que me dá nos nervos! EU TE ODEIO, ABEL!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho o Felipão um baita técnico, mas não torço por ele. Já tem uma torcida grande na minha volta por ele. Enfim, deu les bleus, a frança. Agora é a final contra a Azzurra.