sexta-feira, abril 28, 2006

Rentería, o novo Garrincha

Vidi, vini, vinci... O Inter passou por um teste difícil, uma verdadeira batalha campal. Não pela imposição do adversário, que até fez sua parte, jogando no máximo que podia. Mas a partida de ontem foi transformada em epopéia graças a dois nomes, que por coicindência, são originários do mesmo país: Oscar Ruiz e ele, Rentería.

Este senhor chamado Oscar Ruiz adora prejudicar o Inter, haja visto o que ele aprontou nas partidas do Inter na Sul-Americana. Para quem não se lembra, Ruiz esteve presente na tragédia do La Bombonera em 2004, onde ele permitiu que os jogadores do Boca batessem à vontade. Pois ontem, o colombiano (árbitro) bem que tentou ferrar o Inter de novo. No primeiro tempo, o jogo tava de igual para igual nas entradas mais duras, mas o Ruiz só mostrava amarelo aos jogadores do Inter. Ainda teve uma bomba atirada no Clemer, tal qual em "La Bombonera", que eu duvido que o Oscar Ruiz tenha relatado algo na súmula.

Mas sua participação decisiva na partida estava no segundo tempo. Após o golaço do Rentería (que será comentado mais adiante), o Ruiz amarelou a vida do nosso colombiano (atacante), só porque ele tava dançando o ruque-raque (que nós colorados já estamos acostumados a ver após o Rentería fazer gols). Eu ouvi falar que o Ruiz já pegava no pé do Rentería no campeonato local da Colômbia. E aí, depois do Rentería ter ficado na frente da bola, numa cobrança de falta do Naciona, o Ruiz mostrou o cartão vermelho para o "Saci". Tirou justamente o melhor jogador da partida (e da partida seguinte também). Teria sido mera coincidência?

E o cartão vermelho dado ao Ediglê poderia ser perfeitamente administrável, passível de amarelo apenas. Mas não, o Ruiz tava doido pra botar mais um do Inter na rua. Menos mal qe foi um reserva... Mas, se o árbitro colombiano estava tão a fim de coibir jogadas violentas, porque ele não botou pra rua o jogador Pallas, do Nacional, quando ele fez falta no Michel e era o último homem?

Não adiantou nada o Nacional entrar com "12" em campo. Nem a ajuda da arbitragem . Nada iria apagar a vantagem colorada de ter feito dois gols na casa do adversário. Nada que o Ruiz fizesse iria apagar o golaço do "Etto'o dos Pampas", que foi definido pela RBS como uma verdadeira "obra-prima"!!!

GOL DA CONSAGRAÇÃO DE RENTERÍA

O Inter saiu perdendo o jogo. Injustamente, pois o Nacional não estava fazendo nada a mais que o Inter. Até que o empate surgiu numa cobrança de falta de Jorge Wagner no ângulo, no último minuto do primeiro tempo (logo me veio em mente o gol que ele marcou no Brasileirão do ano passado contra o Fluminense, também de falta, no finalzinho da partida). Quando o juiz encerrou a primeira etapa, eu ouvindo a Guaíba ouvi verdadeiro rugido no vestiário colorado. Deveria ser a "Fera" colombiana, doida para entrar em campo...

Felizmente o Abel ouviu as minhas preces, a dos colorados e de todo RIo Grande: sai Sóbis (de atuação apagada e em nada lembrando o Sóbis goleador do ano passado), entra Rentería. Era a peça que faltava para a virada colorada!

Rentería perdeu ótima oportunidade logo que entrou. Perdeu outra chance claríssima que eu quase arranquei os cabelos... mas errar 3 vezes não dá! E Rentería não perdoa, mata!

O GOL: Rentería levanta a bola de calcanhar, dá um chapeuzinho no zagueiro do Nacional e, sem deixar cair, bate com o pé oposto. Se ele tivesse feito esse gol magistral na Europa certamente teria sido aplaudido de pé pela torcida adversária. Foi um gol, como disseram na Guaíba, merecedor de uma placa no Estádio Parque Central.

E os uruguaios, que se gabavam de nunca terem perdido para o Inter no país deles, acabaram de ver uma derrota e um golaço pra nunca mais esquecerem do Inter nem do Rentería...

Pelé quem? Eu só conheço RENTERÍA, O NOVO GÊNIO DO FUTEBOL!!!!!

segunda-feira, abril 24, 2006

Vitória suada, mas valem os 3 pontos

Com o fim das aulas da UFSC finalmente eu tenho mais tempo para postar no blog.

Na segunda rodada do Brasileirão, finalmente a vitória colorada. Mais um jogo contra uma equipe fraca, mas um jogo que o Inter podia golear e não conseguiu. Os problemas colorados se repetem e o Abelão parece que nem sabe mais o que faz. Tá na hora de renovação d comando, Fernando Carvalho!

Como era de se esperar, o primeiro tempo foi de pressão total do Inter. Mas o time cisca, cisca... e não conclui. Tá faltando finalizador nesse time. Parece até que o Abel Praga nem treina finalizações!

No segundo tempo, tivemos a sorte do gol sair logo no início da etapa: aos 2 minutos, com um belo gol de virada do "Saci" Rentería (que tem que ser titular!), depois de um passe sensacional do Chiquinho. Falando no Chico, ele não começou bem e já tinha "urubu" na imprensa querendo "fritar" o guri... Essa imprensa azul gaúcha é brabo, tchê!

Quando o Perdigão foi expulso, a coisa complicou e o fraco time do Santa Cruz (candidato ao rebaixamento) tomou conta do jogo. No final, o 1x0 até ficou de bom tamanho, pois o Clemer fez milagres e impediu que os pernambucanos empatassem.

Mas até isso já seria um resultado anômalo, pois em 8 jogos disputados contra o Santa Cruz em Porto Alegre pelo Brasileirão, o Inter sequer empatou: foram TODOS vitória colorada! Não ia ser com esse time ruim que o Santa iria mudar a escrita...

DESTAQUE NEGATIVO: a arbitragem! Putz, parece até regra que todo árbitro Catarina tem que roubar do Inter. Eu não conheço um que tenha apitado bem jogo do Inter. Ontem, o Paulo Bezerra inverteu cartões e ainda foi conivente com a pancadaria do Santa Cruz (o tal de Zada merecia ter ido para o chuveiro mais cedo). Mas o pior de todos os árbitros catarinas chama-se Giuliano Bozzano. Esse eu espero que nunca mais apite jogo do Inter!

O CAVALO PARAGUAIO JÁ ERA

Puxa vida! Pela empolgação que tinha tomado conta de um certo timinho listrado (igual uma zebra) de Porto Alegre na primeira rodada, parecia que o Brasileirão já tinha acabado. Parecia que ganhar do Corinthians valia o mesmo que ganhar um título. É, só parecia...

Não durou nem uma rodada do Cavalo... ou melhor, da Zebrinha Azul Paraguaia na liderança efêmera. O Gaymio foi ao Mineirão achando que era mole derrotar a Raposa em seu próprio reduto, achou que aquela tática retranqueira do Mano Glória Menezes iria dar certo sempre... acabaram levando uma tunda do Cruzeiro.

Nós colorados podemos dizer que o Gaymio é o time "flanelinha" pois segurou a liderança durante uma rodada pra nós e já foram ultrapassados pelo Inter. Agora, o Inter é 5o. colocado e os Coligays são 11o.

É uma piada esse timeco recém voltando da Segundona e achando que tem time suficiente para ganhar a Primeirona. Gaymistas, aprendam de uma vez: o Campeonato de Pontos Corridos não foi feito para vocês. O lugar do timinho Bi-Segundão é lá embaixo, brigando para não cair!! hahahaha

quarta-feira, abril 19, 2006

Tipo Colômbia

Ando sem tempo pra postar ultimamente. É reta final do segundo semestre de 2005 (hã? Sim, pra nós UFSCanos, ainda é 2005, pois a greve acabou ferrando nosso ano letivo) na UFSC e estou até o pescoço atolado em provas e trabalhos. Nem pude comentar o empate sobre o jogo contra o fraquíssimo Vasco (mais um timinho a comemorar empate como se fosse vitória, o outro vcs já sabem quem é).

Mas não poderia deixar passr batido o excelente resultado que o Inter conseguiu, naquela que é a principal competição colorada do ano: a Libertadores! O Inter despediu-se da primeira fase invicto, com uma goleada sobre o Maracaibo da Venezuela por 4 x 0 e consolidou-se como o time com a 2a. melhor campanha e também como o melhor brasileiro da Libertadores.

Depois de sair na frente, o medo tomou conta dos colorados. O Inter continuou o pesadelo de recuar demais o time quando sai na frente no placar, a exemplo do que aconteceu nas partidas anteriores. Mas parece que e=dessa vez o veinho lá de cima estava olhando por nós, e resolveu acabar com nosso "jejum" de 4 jogos consecutivos só de empates!

DIA DOS BARCELONAS

Na tarde de ontem, acontecia um grande jogo na Europa entre Barcelona e Milan. O genial Ronaldinho Gaúcho deu show (mais uma vez), dando chapeuzinho, cobrando faltas e dando um passe sensacional para o gol da vitória do Barcelona, marcado por Giuly.

Parece que a vitória do time espanhol serviu de inspiração para o Inter realizar a grande partida de ontem na Libertadores. Aliás, esse jogo da Liga Européia interessa muito à nós colorados, pois daí pode sair o nosso adversário do Mundial de Tóquio, em dezembro.

Se bem que o Barcelona tem algumas semelhanças com o Inter. Enquanto que o Barça conta com outro grande jogador, Samuel Etto'o, o "Barcelona dos Pampas" também possui o seu Ett'o: é o Uh Rentería! O neguinho jogou poucos minutos ontem, mas foi o suficiente para participar diretamente de 2 gols, enlouquecer a torcida no Beira-Rio e comprovar cada vez mais que o Abel é uma anta de deixar o "Saci" colombiano mofando na reserva. FORA ABEL!

Como é bom de ver nosso "Saci" dançando jundo com a Nação Colorada. Rentería é o cara! UH RENTERÍA ! UH UH RENTERÍA! UH RENTERÍA! UH UH RENTERÍA!!!!

segunda-feira, abril 10, 2006

Deu a lógica: Abelão entraga na final!

Como se eu estivesse dizendo o óbvio, o Inter foi vice porque resolveu dar mais uma chance ao Abel Braga, a quarta. Ele já havia treinado o Inter em 1988/89, 1991, 1995 e agora em 2006. E mais uma vez, ele foi atacado pela "finalite" e justificou porque é nacionalmente conhecido como "Eterno Vice".

Sua lista de fracassos são imensas:
1988 - Vice-Campeão Brasileiro pelo Inter, ao perder a decisão (dentro do Beira-Rio) para um time considerado zebra na época, que era o Bahia.
1989 - Não terminou Vice, mas entregou à vaga do Inter na final depois de ter conseguido ganhar do Olímpia lá no Paraguai e perder no Beira-Rio (de novo!)
1995 - Vice-Campeão Gaúcho. Depois de fazer um bom campeonato, inclusive tendo vencido um greNAL da fase eliminatória, perdeu o título para o "banguzinho" dos Coligays.
2003 - Vice-Campeão da Copa do Brasil. Tá certo que o Cruzeiro tinha melhor time, mas o Abelão quis chegar na final só para manter a escrita de vice.
2004 - Vice-Campeão da Copa do Brasil. O Abelão estava na final da Copa do Brasil mais barbada de ser ganhada, com o Flamengo enfrentando um time pequeno (Santo André) que era da Série-C do futebol brasileiro. E para variar, Abel Braga fracassa mais uma vez em pleno Maracanã lotado, num dos maiores velórios que já vi na minha vida.
2005 - Vice-Campeão da Copa do Brasil. Time novo (Fluminense), fracasso velho. Outra vez o Abelão tinha chance de se dar bem contra um pequeno, desta vez o adversário era o surpreendente Paulista. Mas o amarelão tomou conta d Abel e o resto vcs já sabem... Só o Abel conseguiu a façanha de ser Tri-Vice consecutivo!!!
2005 - 6 derrotas nos últimos 6 jogos. Ainda pelo Fluminense, o Abelão teve a chance de fazer com que o time carioca voltasse a disputar Libertadores depois de mais de 20 anos. A probabilidade de perder a vaga era pequeníssima... e não é que o Abelão conseguiu ir contra a lógica e perder a vaga???

Com todo esse histórico de fracassos, a diretoria colorada resolveu fazer caridade com o Abel, dando-lhe nova oportunidade (!). Mesmo que no currículo dele constem apenas alguns títulos estaduais em mais de 20 anos na prfissão de treinador, o Sr. Fernando Carvalho (que parece ter predileção por técnicos fracassados) achou que ele era técnico que ia levar o Inter à conquista de títulos. Grande equívoco do FC!

DECISÃO DO RURALITO

Pois é, e o Abel conseguiu ampliar a sua lista de "vice" com a perda do título do Ruralito para o maior rival, mesmo com um time muito melhor tecnicamente nas mãos. Eu nem me estresso pelo fato de ter perdido o Regional, pois não estamos perdendo grande coisa... Se essa perda tivesse ocorrido num Campeonato Brasileiro Copa do Brasil, até vai... mas no Ruralito?

Eu até acho engraçado os Gaymistas querendo agora valorizar o regional só porque ganharam. Não falavam que Ruralito não valia nada? Pois então: não vale nada mais além do Rio Mampituba. E ainda que campeões, o timinho da Azenha não venceu o Inter nenhuma vez, não acabou com nossa invencibilidade, que dura vários jogos e continua "freguês" com 20 vitórias a menos.

A única coisa irritante foi o fato do Abelão não ter utilizado todas as "armas" do Inter em nenhum dos dois greNAIS. Parecia que ele estava poupando os jogadores, dava a impressão que eles realmente eram "diamantes" valiosos.

Porque dar chance ao RUIMbens Cardos (gremista FDP) e não para o Chiquinho ou o Alex, que vinham arrebentando no Inter B? Porque a implicância com o Perdigão, que era titular até a decisão do Gauchão e que o Inter ganha mais quando ele é titular? Porque Michel é titular? Porque Tinga foi recuado para a função de segundo volante, se ele é mais útil do meio pra frente?

Enfim, eu lembro de otras épocas que o Inter convivia com a escassez de jogadores bons, tinha que se virar como podia para montar uma equipe que sequer tinha condições de disputar alguma coisa. Agora que tem jogadores de qualidade, elogiados por todos fora do RS, o técnico os relega ao banco de reservas??? Ah, para ô!

Pior é a desculpa que o Abel dá que o Inter perdeu o título quando empatou em 0x0! Ora, Abelão, faça mil favores! O Inter só empatou aquele jogo porque tu foi uma anta que deixou o Chiquinho de fora, não escalou o Rentería e colocou o Sóbis voltando de lesão. E se tu encarasse a partida de ontem com mais seriedade, o Inter teria vencido com folga.

Sò me resta uma alternativa: engrossar o coro dos colorados que gritam "Abel, Pede o chapéu"!!!

quarta-feira, abril 05, 2006

Classificação encaminhada!!!

Não foi da forma que todos nós colorados queríamos, mas parece que já está decretado: com o magro empate em 0x0 contra o Nacional-URU ocorrido ontem, no Estádio Centenário, em Montevidéu, o Inter está praticamente garantido nas Oitavas-de-final da Taça Libertadores. O Inter é líder do grupo e só perde a vaga se uma catástrofe acontecer. Para isso, tem que perder para o Maracaibo no Beira-Rio (o que já é pouco provável de ocorrer) e ao mesmo tempo o Nacional-URU tem que golear o Pumas lá na Cidade do México (se o jogo fosse no Uruguai, até seria provável).

Foi um presente que todos os Colorados receberam no dia em que o Glorioso Sport Club Internacional completava 97 anos. Apesar de satisfeito com a vaga, o desempenho do Inter tem deixado a desejar: já é o segundo jogo que o ataque passa em branco. Cadê aquele time que esbanjava raça?

Acompanhei apenas o segundo tempo, e vi o Inter tomar sufoco dos uruguaios. Foi péssima a decisão do Abel Braga colocar o Adriano Gabiurú no lugar do Perdigão. A defesa continuou vulnerável. E o Iarley me dá nos nervos a cada gol que ele perde; o Léo joga muito mais que ele. E ainda por cima o Abelão inventou de tirar o "Saci", que estava sendo nosso melhor jogador em campo (ao lado do Clemer, que mais uma vez fechou o gol). Assim não dá, Abelão!

Que aquele motivador volte a dialogar com o grupo, saber o que anda acontecendo para eles andarem tão sonolentos. O Fabinho era um dos mais brigadores do elenco, e hoje anda batendo cabeça na defesa.

Sei lá, parece que o Inter anda poupando os gols. E adivinhem quem irá pagar o pato???

E LÁ VEM O GOLPE...

Leio boquiaberto a notícia de que a Justiça vai julgar hoje o processo contra o Inter, pela invasão de um torcedor com a camiseta colorada na partida contra o Caxias. Isso, por si só, já é um tremendo absurdo, pois o mando de campo era do Caxias e a responsabilidade pela segurança no Estádio Centenário era toda deles.

Mas o pior é ler que, caso o Inter seja punido, a paritda será disputada no Chiqueiro Monumental. (!) Isso mesmo, no Salão de Festas colorado outra vez. Está evidente que não passa de uma armação da Federação Gremista de Futebol de reverter, no tapetão, a vantagem conseguida pelo Inter, dentro de campo, para decidir o campeonato no Beira-Rio, por ser o time de melhor campanha do Gauchão, o único 100% da fase semi-final...

Mas uma coisa é certa: com tapetão ou sem tapetão, o INTER SERÁ O CAMPEÃO!!!!

segunda-feira, abril 03, 2006

Dia da Mentira

No sábado, 1o. de abril, tivemos mais um greNAL em nosso Salão de Festas Monumental. Empate em 0x0. Sim, isso até parece mentira, mas foi o que aconteceu: o Inter conseguiu empatar com aquela ruindade da Azenha!

Foi difícil superar o retrancão armado pelo Mano Menezes. Aliás, esse é o único jeito que ele sabe montar equipes, usando táticas covardes do tipo 5-4-1. Mesmo bastante marcado, os ataques do Inter foram muito mais perigosos que os dos fregueses. O Fernandão perdeu mais um gol na cara do goleiro (ele já tinha feito isso contra o Pumas).

E o Abelão dessa vez resolveu jogar m... no ventilador. Nas outras partidas, o Abel Braga fez tudo certo, mas no greNAL foi só "bola fora". Porque colocar em campo um Sóbis recuperando de lesão, um Edinho (que toda vez que entra, esculhamba o time) e manter um Iarley e um Rubens Cardoso jogando mal, e deixando as melhores armas no banco? Porque tirar o Perdigão e recuar o Tinga, desmontando nosso ataque? Acho que o Abelão tava mais interessado na partida de amanhã, contra o Nacional-URU, que a contra os Coligays.

Tudo bem, mas no próximo greNAL não dá pra deixar Rentería, Chiquinho (principalmente este, especialista em greNAIS), Alex, Jorge Wagner, Léo... no banco! Vamos utilizar todas as armas contra a freguesia!

INÚTIL! A GENTE SOMOS INÚTIL!

Tô morrendo de rir com os comentários pós-greNAL. Primeiro, o que era aquela festa da Encoxada Castelhana, depois que o Simon (padrinho dos gremistas) apitou e decretou o zero a zero? Pode algum time ficar feliz, como se tivesse ganhado um título, com um empate sem gols que não vale nada? Bando de inúteis! Não conseguem nem ganhar quando o adversário joga mal e o técnico adversário vacila!

Depois leio na imprensa que o Mano Menezes "deu um nó tático e foi o vencedor do greNAL"... HAHAHAHA Peraí, mas o greNAL não terminou empatado? Como alguém pode ter saído vencedor em um empate? Mais comédia foi ver o bocudo do presidente "deles", Paulo Odone, falando que "o gremio tem mais alma, e até mais preparo físico". Daí, quando o repórter perguntou pra ele se o gremio tinha mais time, ele se esquivou! Mas valia tudo, afinal era o DIA DA MENTIRA!!!

* Eu até entendo a empolgação que vem por parte dos torcedores daquele timinho da Azenha. Realmente é vergonhoso o Inter não ter goleado e ter empatado com aquela ruindade deles. Mas podem esperar que o Inter está guardando os gols para a partida do Gigante da Beira-Rio, aí esses "xaropes" vão ver o que é bom pra tosse...

* E só pra lembrar: tudo continua na mesma: são 20 vitórias Coloradas a mais, além de 35 gols de vantagem para o Inter. Sem falar que estamos invictos a sei lá quantas partidas e, principalmente, O INTER CONTINUA MANDANDO NO RIO GRANDE!!!