quinta-feira, dezembro 22, 2005

E se eu fosse o presidente... (PARTE I)

Antes de publicar o primeiro post de verdade, quero agradecer aqui ao Fabiano do Tribuna Colorada por ter feito esse Blog pra mim. Gracias, amigo!

DECISÕES DO TIO ULTRA

A primeira coisa que todos Colorados se perguntaram, ao término da temporada 2005, é: quem será o nosso técnico?

Tal qual nosso estimado presidente, Fernando Carvalho, eu também demitiria o Muricy Ramalho, por acreditar que não há mais clima para ele continuar no comando. Argumentos não faltam - 5x0 pro São Caetano em 2003, derrota para o Boca Juniors por 4x2 e nova derrota por 4x1 esse ano. As similaridades com o Fernando Carvalho param por aqui.... Então, qual técnico ideal para o Inter?

Para responder essa pergunta, farei uma análise da carreira dos técnicos brasileiros e comparar o números de títulos importantes no currículo (considerando apenas as competições mais importantes). Sim, para mim técnico bom é aquele que tem muitos títulos no currículo....

Assim eu defino os técnicos brasileiros, divididos por grupos, conforme a trajetória vitoriosa (em asterisco, os que ainda estão atuando):

Primeiro escalão (Ótimos técnicos)
* Luiz Felipe Scolari: 7 títulos (3 copas do brasil, 1 brasileiro, 2 libertadores e 1 Copa do Mundo). PRA MIM, O MAIOR VENCEDOR DO FUTEBOL BRASILEIRO!
* Wanderley Luxemburgo: 5 títulos (5 brasileiros).
Outros nomes: Telê Santana: 6 títulos (2 brasileiros, 2 libertadores e 2 mundiais interclubes)

Segundo escalão (Bons técnicos)
* Carlos Alberto Parreira: 3 títulos (1 copa do brasil, 1 brasileiro e 1 Copa do Mundo).
* Antônio Lopes: 4 títulos (1 copa do brasil, 2 brasileiros, 1 libertadores).
* Paulo Autuori: 4 (1 brasileiro, 2 libertadores e 1 mundial interclubes).
Outros nomes: Rubens Minelli - 3 títulos (3 brasileiros), Ênio Andrade - 3 títulos (3 brasileiros).

Terceiro escalão (Médios técnicos)
* Paulo César Carpeggiani: 3 títulos (1 brasileiro, 1 libertadores e 1 mundial). Apesar dele ter conseguido os 3 títulos mais importantes, considero "médio" porque ele nunca mais ganhou nada!
* Valdyr Espinosa: 2 títulos (1 libertadores e 1 mundial). Idem ao Carpeggiani
* Evaristo de Macedo: 2 títulos (1 copa do brasil e 1 brasileiro). Ganhou um título impensável com o Bahia em 88.
* Émerson Leão: 1 título (1 brasileiro). Fez bons trabalhos, apesar de ter si campeão só uma vez.
* Geninho: 1 título (1 brasileiro). Idem ao Leão.
* Tite: 1 título (1 copa do brasil). Idem
* Péricles Chamusca: 1 título (1 copa do brasil). Realizou a façanha de levar 2 times pequenos à final da Copa do Brasil.
* Oswaldo de Oliveira: 1 título (1 brasileiro). Além do título, montou o Vasco campeão de 2000. Mas depois disso, colecionou só fracassos.
Outros nomes: Osvaldo Brandão - 2 brasileiros (2 títulos), Carlinhos - 2 títulos (2 brasileiros), Zagallo - 1 título (1 Copa do Mundo) Pepe - 1 título (1 brasileiro).

Quarto escalão (Técnicos ruins)
* Marco Aurélio, Walmir Louruz, Levir Culpi, Jair Pereira & Cláudio Duarte: 1 título (1 copa do brasil). Todos ganharam Copa do Brasil, mas foi um aborto da natureza. Outra dessas nunca mais!
* Nelsinho Batista: 1 título (1 brasileiro). Mesmo com o título, acho ele péssimo!
* Carlos Alberto Torres: 1 título (1 brasileiro). Só foi campeão em 83 pq pegou o time prontinho do Carpeggiani e treinou só 10 partidas. Ele tá sempre salvando time da desgraça...
* Joel Santana: 1 título (1 brasileiro). NEM DÁ PRA CONSIDERAR, PQ O SÓCANA SÓ COMANDOU O VASCO NOS 3 ÚLTIMOS JOGOS...
* Jair Picerni & Abel Braga: nenhum título, mas estão um pouco acima dos outros por pelo menos terem chegado em finais por diversas vezes.
* E o restante sem títulos: Muricy Ramalho, Hélio dos Anjos, Celso Roth, Lori Sandri, Paulo Bonamigo, Mário Sérgio, Candinho, Zé Mario, Ivo Wortmann, Renato Gaúcho, Mauro Galvão, Zetti...

Agora parem para pensar: será que foi uma boa ter trazido o Abel? Eu acho que não! Se eu tivesse no lugar do FC, iria procurar os primeiros da lista e, conforme não chegasse a um acordo, procuriaria os de posição subseqüente. Jamais me "atiraria" direto no "GRUPO DOS HORRORES", como eu definiria os do 4o. grupo...

3 comentários:

Anônimo disse...

Fazer o q? O Inter pensou pequeno. Mas veremos se o Abel aproveitará esse nova chance.

ULTRACOLORADO disse...

É VERDAD CRISTIAN! COMO TU PODES VER, TINHA MUITO NOME MELHOR QUE O ABEL PRO INTER TRAZER... MINHA ESPERANÇA É QUE O INTER FAÇA NO ANO QUE VEM O MESMO QUE O SÃO PAULO E O ATLÉTICO-PR FIZERAM NESSE ANO: ELES TROCARAM DE TÉCNICO, NO MEIO DA LIBERTADORES, POR OUTRO MELHOR E CONSEGUIRAM CHEGAR À FINAL...

Anônimo disse...

com o futebol parelho do jeito que tá, quem faz a diferença é o técnico. Por isso acho que agora era a hora do Geninho ou do Leão. Ah, e não tem o que agradecer. Ajudei no blog com o maior prazer. Um feliz Natal!!!